sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Svadhyaya ou auto-estudo

Olá queridos,  coloquei algumas fotos novas da minha prática na galeria de imagens, ( depois da uma olhadinha lá ), logo que vi essas fotos não gostei muito, coloquei vários defeitos, fiz muitas críticas e julgamentos sobre minha prática e minhas dificuldades, essas coisas. Mas, mesmo assim quero dividir com vocês esta experiência, porque no final das contas refleti, e percebi que tenho em mãos um  ótimo material  para estudar com calma e cuidado os pontos que preciso melhorar na prática, e não é pouca coisa, muito trabalho pela frente , muito bom !!!


Me lembrei então de um dos um dos princípios do Yoga que é svadhyaya ou auto –estudo, quer dizer o estudo das escrituras  ou o estudo de si mesmo, portanto significa também  conhecimento e sabedoria. Aquilo que pode ser coletado de fora é conhecimento, mas a sabedoria surge do estudo de nós mesmos, é o conhecimento do conhecedor. A disciplina do yoga pede que direcionemos nosso estudo para dentro, para observação de nós mesmos.




“ Quando por meio da prática, a harmonia e a integração começam a atingir as camadas internas do nosso ser , imediatamente começamos a sentir harmonia e integração com o mundo em que vivemos.
Um dos grandes dons do yoga, mesmo para os iniciantes, é a felicidade que ela  traz, um estado de contentamento autoconfiante. A felicidade é boa em si e constitui a base do progresso. Uma mente inquieta não consegue meditar. Uma mente serena e feliz  nos permite empreender nossa busca e viver com arte e talento.  Vida, liberdade e busca da felicidade – não é disso que fala a Declaração de Independência dos Estados Unidos? Se um Yogue a tivesse escrito, ele teria dito  vida, felicidade e busca da liberdade.  A  felicidade às vezes produz estagnação, mas, se a liberdade é resultado da felicidade disciplinada, abre-se a possiblidade da verdadeira libertação”.

Namastê,
Paz,paz, a paz perfeita!!!

Fonte de Inspiração:
Luz na vida BKS Iyengar
Yoga, arte da integração, R Mehta

Um comentário:

  1. Fe, você está linda!
    Se antes de tanta auto crítica e julgamento, sua prática for realizada contentamento, tá tudo certo!
    Caso contrário, pense em equilibrar melhor seus sentimentos.
    Beijão
    Lu

    ResponderExcluir