quarta-feira, 26 de março de 2014



Olá pessoal,

Alunos queridos, como tenho falado nas últimas aulas sobre isso, achei interessante postar para vocês os sutras de Patañjali onde ele fala sobre o estado de alerta na passividade, firmeza e relaxamento durante a execução do asana ( postura), e ainda coincidiu de no sutra continuação de sthira sukha asanam,  ele mencionar  anantasana, aquela postura que dei na semana passada e contei a história de Vishinu pra vocês, se lembram? Ananta é a representação de Vishinu( a grande serpente, o sustentador do universo ), achei bem interessante compartilhar !

Os comentários sobre os sutras são de Rohit Mehta,
 do livro “ Yoga a arte da integração”!
Harih Om!


Sthirasukham asanam

46. A postura deve ser firme e relaxada.


Estas duas palavras, firme e relaxada, parecem um tanto contraditórias. Em geral, quando mantemos uma postura firme, há tensão por todo o corpo. E quando a postura é relaxada, tendemos a dormir, devido ao conforto que provoca. Patañjali menciona que a postura deve ser firme e relaxada ao mesmo tempo – não tão firme que cause tensão nem tão relaxada que induza ao sono. Muitas vezes acredita-se que asana ou postura é relevante apenas à maneira de sentar durante o período de meditação. Acredita-se também, que durante a meditação devemos sentar em padmasana ou lótus. Podemos ou não sentar nesta postura, o que importa é que deve haver firmeza e relaxamento ao mesmo tempo. Porém, asana não tem esta relevância restritiva como de hábito se supõe.

A postura firme e relaxada  _ sthira-sukha _ tencionava a dar uma certa dignidade e graça aos movimentos corporais. Firmeza denota força e dignidade em nosso porte e postura, enquanto relaxamento significa graça. A firmeza e o relaxamento deveriam estar juntos em todos os movimentos do corpo. Firme e contudo não tenso, relaxado e ainda assim não fraco e sonolento _ este é o segredo da postura correta indicada neste sutra. Esta idéia de Sthira- Sukham –asana é mais esclarecida por Patañjali no próximo sutra, onde diz:









Prayatna-saithilyananta-samapattibhyam

47. Deve ser conquistado por meio de um estado de passividade alerta.


Neste sutra há duas palavras que precisam ser especialmente destacas – prayatna-sáithilya e ananta- samapatti, significando um estado de não esforço e o mantido por ananta ou a grande serpente. Examinemos primeiro a implicação da mitologia hindu, há a ideia de que a terra é sustentada no espaço por ananta. Supõe-se que a terra repousa em sua cabeça. Mesmo que esteja tão delicadamente equilibrada na cabeça da serpente a terra não cai, mas continua seu movimento no espaço, sem qualquer acidente. Fica evidente que a serpente esta muito firme todo o tempo, mesmo que carregue um fardo pesado sem sua cabeça. Mas sua firmeza não tem tensão. No entanto Vishinu , decansando sobre a serpente, esta completamente relaxado. A serpente embora ativa, sustentando o grande peso do universo, tem um sentimento de completo repouso, como se não estivesse carregando nenhum peso. Isso mostra que está num estado de alerta em passividade. O simbolismo de ananta-´sayanam, deve ser obtida em nossa vida de modo que tudo que façamos haja uma passividade em alerta. Completamente alerta e supremamente relaxado, esse é o significado de sthira-sukhasana.

Com referência a outra palavra deste sutra, prayatna- ´saithilya, significa um estado onde não haja esforço ou mais literalmente relaxar todo esforço . portanto esta condição sthira sukam, não é produto do esforço. Não pode ser induzido pelo esforço. Não podemos relaxar através do esforço, o sono vem quando o esforço cessa. Esse estado sem esforço é simbolizado de forma suprema por ananta.


Namastê,
Shantih





Nenhum comentário:

Postar um comentário