Um Pouquinho do Upanixade Kena para vocês, um vislumbre para dar inspiração: quem quiser mesmo saber , procure ler a obra inteira!!!
"Brahman é conhecido no êxtase de um despertar que abre a porta para a vida eterna. Com o Ser obtemos poder e com a sabedoria a Eternidade."
O verso acima descreve a abertura da porta da vida eterna como um êxtase de um despertar.
A porta da vida interna se abriu diante dela, mas tal abertura foi possível por causa do êxtase do despertar. O que é esse êxtase do despertar? A própria palavra êxtase significa um estado de ser além de nós mesmos. É um estado onde o homem sai de si. É uma condição de liberdade - liberdade do fardo das acumulações da mente. No intervalo entre o conhecimento e o desconhecimento, todo o fardo das acumulações da mente é descarregado, e o homem se torna simples e inocente. É essa simplicidade e inocência que cria um estado de êxtase - o homem está além de si, porque ele saiu de sua natureza adquirida, tendo recuperado seu estado espiritual natural. Por estar além de si, ele recebeu o que lhe cabe! E que maior poder pode haver para um homem do que receber o que lhe cabe - tendo vagado por outros reinos que não o seu próprio, ele chegou a seu próprio estado, onde se instala como Soberano do Reino. Mas o homem chega a soberania de seu próprio reino somente quando está despojado das armadilhas de sua natureza adquirida. Ele se torna simples e é apenas ao simples que a sabedoria da vida eterna é outorgada.
" O chamado dos Upanixades" Rohit Mehta