O objetivo fundamental do yoga é restaurar a simplicidade e paz da mente, libertando-a de confusões e aflições. A calma interna advém da prática dos asanas ( posturas ) e do pranayama ( exercícios de respiração: prana= respiração; ayama= controle ou extensão ).
O yoga rejuvenesce o corpo, ao revigora-lo, liberta a mente de sentimentos negativos e inúteis. Preenche o ser interior com esperança e otimismo.
Essas qualidades são adquiridas através do estudo contínuo, desenvolvendo a consciência do corpo, percebendo que cada pratica é uma oportunidade para o auto estudo, para o auto conhecimento, grandes descobertas de si mesmo, alcançando maior harmonia entre o corpo e mente. Com o tempo o praticante se torna mais consciente se sua própria mente, de seus pensamentos, os desequilíbrios do corpo podem ser superados com a ajuda do yoga obtendo também maior discernimento e consequentemente fazendo melhores escolhas, ou seja a vida vai gradualmente melhorando.
Os asanas do yoga influenciam o equilíbrio químico do cérebro, eles tem a capacidade de acalmar os nervos o que por sua vez, melhora o estado mental da pessoa. Os transtornos físicos criam distúrbios emocionais também, o Yoga trabalha em ambas as direções.
Por isso é comum as pessoas que começam a praticar yoga ficarem fascinadas e assim buscam cada vez mais o conhecimento e a vivência do Yoga. Não é mágica , mas aqueles que fazem sua pratica constante por muitos anos podem perceber mudanças significativas em sua própria atitude em suas escolhas, sempre para melhor no sentido de alcançar paz interna, de buscar dentro e não fora. Para ser um Ser humano plenamente feliz e integrado, que segura as rédeas de sua vida com as próprias mãos e é responsável por suas escolhas e consequências, objetivando a emancipação e a auto realização, alcançando a liberdade.
O Yoga ilumina a vida , e praticando com sinceridade, seriedade e honestidade, sua luz irradia-se e brilha sobre todos os aspectos da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário