Meu caminho no Yoga começou em janeiro de 2001, quando trabalhava como assistente de câmera e andava um pouco insatisfeita com meu trabalho. Vivia cheia de dores pelo corpo ( ombros e joelhos ), fruto do meu ofício como assistente de câmera. Resolvi então experimentar o yoga para ver se encontrava alivio para as dores e também para melhorar minha postura, pensando em ganhar força , realmente física para o meu trabalho.
O trabalho exigia que eu carregasse uma quantidade significativa de peso , busquei então a pratica de Hatha Yoga. A minha primeira impressão foi ótima, de cara me identifiquei com o yoga. Comecei a frequentar as aulas assíduamente e me sentia muito bem nas aulas , era o meu momento favorito do dia, aos poucos fui sentindo os efeitos da prática no meu cotidiano, me sentindo melhor no dia a dia e então comecei a me dedicar mais ao estudo do yoga.
O trabalho exigia que eu carregasse uma quantidade significativa de peso , busquei então a pratica de Hatha Yoga. A minha primeira impressão foi ótima, de cara me identifiquei com o yoga. Comecei a frequentar as aulas assíduamente e me sentia muito bem nas aulas , era o meu momento favorito do dia, aos poucos fui sentindo os efeitos da prática no meu cotidiano, me sentindo melhor no dia a dia e então comecei a me dedicar mais ao estudo do yoga.
Me interessei em conhecer outros métodos além do Hatha yoga, comecei a frequentar as aulas de Asthanga e Iyengar Yoga, e durante algum tempo ( 2 anos ) , nos dias em que eu não tinha filmagem, praticava Asthanga de manhã e Iyengar de tarde, percebi que não tinha mais interesse pelo cinema, luz, equipamentos e etc como eu tinha pelo Yoga.
O que eu estava descobrindo naquele momento, a respeito de mim mesmo , a ciência do yoga , a mente e seus mecanismos, o estudo dos sentidos, os níveis de consciência que podemos experimentar, as mudanças que advém de tudo isso e como o yoga reflete em tudo que fazemos no vida, foi maravilhoso, um novo mundo se abrindo pra mim.
Tudo o que experimentei através do Yoga até naquele momento, me fez repensar minha escolha profissional e consequentemente o que eu queria da vida !!! Percebi que estava na profissão errada, ao invés de estudar e ler sobre fotografia de cinema eu só queria saber de filosofia, posturas, e comecei a fazer vários workshops de yoga e a me interessar pela meditação também.
Busquei informações de filosofia . Li os Yoga Sutras, onde encontrei respostas para vários questionamentos que eu andava fazendo há tempos, os mecanismos da mente e do cérebro, como eles se dividem em memória, imaginação, intelecto, consciente, inconsciente , etc... Todas as vozes internas, as confusões mentais que elas geram, as dúvidas, começei a entender de onde vem cada voz, a tomar consciência do que era capricho da mente e do ego e minhas reais necessidades.
Obtendo assim um maior discernimento mental e clareza para fazer melhores escolhas. Um longo e maravilhoso processo de descobertas e aprendizados, logo depois li a Bhagavad-Gita , Os Upanishads, enfim , toda aquela leitura obrigatória para todos os professores, coisa que eu não era ainda na época, pra mim foi um imenso prazer.
Então em 10 dezembro de 2003, fui iniciada no Mantra Yoga Meditação, e tenho como Mestre Espiritual o Swami Guru Devananda Saraswati Ji Marahaji.
Em maio de 2004, fiz meu primeiro curso de preparação para professores , foi um curso de um mês em Florianópolis, bem básico, de Hatha yoga, mas o suficiente pra eu me sentir encorajada e decidir parar enfim com o trabalho no cinema e me dedicar profissionalmente ao Yoga. A esta altura já tinha escolhido como pratica apenas Iyengar Yoga. Foi no sistema de Iyengar yoga que verdadeiramente me encontrei, me identifiquei e ao qual me dedico atualmente!!!
Em Janeiro de 2005, realizei meu último trabalho como assistente de câmera e comecei minha primeira turma de Iyengar yoga numa academia em Botafogo no Rio de Janeiro, a partir dai os alunos foram aparecendo e as coisas acontecendo.
Desde então tenho estudado com vários professores do método Iyengar. Estudo com Deborah Weinberg e com Katia Dacosta, as duas primeiras professoras certificadas do método aqui no Brasil. Faço todos os workshops possíveis com professores seniores do método, como Gabriella Giubilaro, Manouso Manos, Inga Gretov, Laurent Dazou, Maria Jesus D’lorrio Corine Biria e Faeq Biria.
Em novembro de 2009 tirei o certificado concedido pelo instituo RIMMYI , nível Introdutório II, sob orientação do professor Faeq Biria.
Depois de dar aulas em espaços importantes no Rio de Janeiro , abri meu próprio estúdio no bairro do Humaitá. O estúdio é equipado com todo o material necessário nas aulas de Iyengar yoga. As turmas são pequenas , o que possibilita um atendimento personalizado e especial, atendo também em aulas particulares!!
Namastê !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário