domingo, 14 de agosto de 2011






Tolerância e acomodação




Este capítulo do livro O Valor dos Valores, do Swami Dayananda Saraswati é um dos meus preferidos , talvez por ser sobre uma atitude tão importante para os relacionamentos saudáveis e felizes, a aceitação do outro. Para refletir!!!






Nunca encontrarei numa pessoa todas as qualidades de que gosto ou todas de que não gosto. Todas as pessoas são uma mistura de coisas que acho interessantes  e outras que considero desinteressantes. Igualmente, eu terei o mesmo impacto nos outros. Ninguém vai me achar agradável por completo. Quando reconheço esses fatos, vejo que todos os relacionamentos requerem acomodação de minha parte. Nunca encontrarei um relacionamento que não requeira acomodação.
Em especial, os relacionamentos que envolvem características que me desagradam muito em alguém requerem acomodação de minha parte. Se eu for capaz de modificar a pessoa , ou se puder colocar uma distância entre mim e ela, sem faltar ao meu dever, tudo estará bem. Mas se não puder fazer isso, devo apenas me acomodar alegremente, devo tomar a pessoa como ela é. Não posso esperar que o mundo e as pessoas mudem. Algumas vezes alguém pode mudar um pouco por mim ou pode tentar , mas não posso contar com isso. Em geral quando quero uma mudança nos outros , eles também querem uma mudança em mim. Teremos então um impasse.

Diminua as expectativas

Devo acomodar as pessoas como faço com os objetos inertes, devo toma-los como são. Eu não gosto de ser queimado pelo sol, mas não peço à ele que pare de brilhar. Aprecio a benção de um sol quente brilhando, não peço as abelhas que não tenham ferrão, tampouco odeio as abelhas, aprecio a função da abelha e aproveito o mel. Porém é muito mais difícil ter para com as pessoas a atitude que tenho com insetos e objetos inertes, porque não espero mudança deles, para se tornarem mais agradáveis à mim.  Aceito-os exatamente como são, se da mesma forma  quando conseguimos aceitar as pessoas e acomoda-las,  nossa  mente entra num estado de paz, sem inquietações de expeculações de como o outro deveria agir, mudar e melhorar, e simplesmente aceitamos, sem julgamentos. O que mais se pode fazer? De qualquer maneira o mundo é amplo , a variedade torna-o interessante. Há espaço suficiente !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário