sábado, 10 de setembro de 2011

A vida - uma atuação recíproca de pensamentos





Há alguns dias ando pensando sobre a estabilidade da mente, a quietude, a concentração e em como é bom quando conseguimos conquistar este estado mental, a sensação de paz que nos proporciona.

Estas qualidades são bem  difícies de lembrar nas situações de estresse, em situações adversas e  justamente ai que são tão necessárias. Como manter  a lucidez , ter discernimeto e  fazer melhores escolhas nestas horas em que as coisas ficam nubladas e incertas.

E curiosamente, talvez mesmo pelo fato da sincronicidade das coisas, do universo, ser um fato real, este tema veio a mim por vários caminhos durante esta semana. Duas amigas postaram textos em seus blogs a este respeito e minha professsora também trabalhou nas posturas de yoga o aquietamento , a imobilidade do corpo para alcançar a imobilidade da mente, afinal o segundo sutra de Patanjali é " Yogah cittavrti nirodhah" Yoga é a cesassão da  flutuação do princípio pensante ". 
Escolhi uma pequena parte do livro que estou relendo neste momento: " O poder do pensamento pelo Yoga" Swami Sivananda , para estudar este tema com vocês, livro que gosto muito e sempre recomendo!!!

" O pensamento que você tem manifestar-se á na sua vida. Se for corajoso, alegre, compassivo, tolerante e bondoso essas qualidades ficarão evidentes em sua vida física. A única impureza da mente é o pensamento vil e o desejo.

Tome conta de seus bons pensamentos como um vigia alerta guarda o tesouro. Se não existir o pensamento do "eu", não existirá outro pensamento.

A vida é uma atuação recíproca de pensamentos. A dualidade cessa quando a mente para de funcionar. O pensar está ligado ao fator tempo. É necessário parar de pensar. Só então atingirá o infinito. Fique quieto.

Deixe que todas as ondas de pensamento sumam. Nessa quietude quando a mente se dissolve, brilha o Atma luminoso, a consciência pura. Vigie a mente. Vigie os pensamentos. Procure serenidade.Torne seu coração moradia digna do Senhor.
Namaskar!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário