quarta-feira, 24 de setembro de 2014







Aulão Sábado, 27/09


“ O yoga nos ensina a estar presente no que quer que estejamos fazendo. Ele nos ensina a prestar mais atenção e a confiar naquilo que o corpo está dizendo. O corpo nunca mente, mas temos que estar dispostos para ouvir, e tomar decisões na vida com base naquilo que entendemos ser a verdade.
Aqueles que persistem descobrem que podem realizar mais do que inicialmente esperavam. O yoga é como um instrumento para melhorar a sua qualidade de vida.”
(Julie Lawrence e Linda diCarlo)

De 10h as 12h30
Faça sua reserva,
Alunos Studio e Telex 60,00
Não alunos 70,00

Namastê!






quarta-feira, 27 de agosto de 2014








“ Yoga é um espelho, para olharmos para dentro de nós mesmos.”


Aulão sábado 30/08
De 10h as 12h30



” O alinhamento dos braços,  ombros, do pescoço e da cabeça, durante a execução dos asanas”


Faça sua reserva, vagas limitadas!
Alunos do Studio e Telex: 60,00
Não alunos: 70,00
Namastê!






quarta-feira, 23 de julho de 2014







Aulão  sábado 26/07


“ Neste sábado estudaremos o aterramento dos fêmures e o alongamento dos braços, veremos a importância dos membros , como eles precisam ser  fortes e flexíveis para a coluna vertebral também ser forte e flexível! “

De 10 as 12h30

Faça sua reserva, vagas limitadas!
Alunos Studio e Telex: 60,00
Não alunos: 70,00
Harih om!





terça-feira, 17 de junho de 2014






sa tu dirgha-kala-nairantarya-satkarasevito drdha-bhumih



14. A prática deve ser prolongada, ininterrupta e plena de ardor ou entusiasmo.


A prática demanda um esforço prolongado, que se estende por um longo período. Não se pode esperar resultados rápidos nesse caminho. Não há yoga instantâneo. O yoga requer um esforço contínuo durante vários anos. Além disso, este esforço deve ser ininterrupto. Um esforço espasmódico nunca pode levar uma pessoa a parte alguma. Esforçar-se por certo tempo e então retirar-se em hibernação a fim de descansar sobre os louros não tem validade alguma se somos realmente sérios em nossa viagem no campo do yoga. Mas, há algo mais sobre este esforço com relação ao qual Patanjali fala. Ele diz que deve ser pleno de veemência ou entusiasmo. A expressão sânscrita utilizada aqui é o satkar-asevita. O esforço deve ter uma qualidade de disposição. O yoga não é uma senda de pesar, é na verdade um caminho de alegria. Se o esforço é prolongado e ininterrupto e, entretanto, falta-lhe a qualidade da alegria, então dificilmente tem algum valor. O esforço deve ter o elemento da paixão, pois não se pode ir até a porta da realidade como um esqueleto, completamente oprimido. A jornada na senda requer grande alegria. A palavra satkar denota tal energia que é comparável ao sentimento de paixão sobre aquilo que está se empreendendo.  


Fotografia de Marcos Felipe Delfino
Texto: Rohit Metha, Yoga, arte da integração
 Capítulo I sutra 14






quarta-feira, 11 de junho de 2014


Aulão,

Sábado, 14 de junho  de  2014
de 10h as 12h30



“ O abdômen e a saúde dos órgãos internos”


A prática será guiada com o intuito de despertar e ampliar a consciência da região abdominal durante a execução dos asanas. Trazer tônus para a musculatura do abdômen é muito importante para a coluna lombar e também  para a saúde dos órgãos internos.

Vagas limitadas, faça sua reserva.
Alunos Studio e Telex 60,00
Não alunos 70,00
Namastê!








quarta-feira, 14 de maio de 2014



Aulão,
 sábado 17/05 de maio



Extensões  da coluna vertebral


“As posturas de  extensões rejuvenescem a coluna. Trabalham os músculos dos ombros e do pescoço. As glândulas são irrigadas de sangue , e trazendo novo suprimento sangue cria-se mais vitalidade para todo o corpo.”


Sábado 17/maio
De 10h as 12h30

Alunos Studio : 60,00
Não alunos: 70,00
Vagas limitadas, faça sua reserva!

Harih Om!








quarta-feira, 26 de março de 2014



Olá pessoal,

Alunos queridos, como tenho falado nas últimas aulas sobre isso, achei interessante postar para vocês os sutras de Patañjali onde ele fala sobre o estado de alerta na passividade, firmeza e relaxamento durante a execução do asana ( postura), e ainda coincidiu de no sutra continuação de sthira sukha asanam,  ele mencionar  anantasana, aquela postura que dei na semana passada e contei a história de Vishinu pra vocês, se lembram? Ananta é a representação de Vishinu( a grande serpente, o sustentador do universo ), achei bem interessante compartilhar !

Os comentários sobre os sutras são de Rohit Mehta,
 do livro “ Yoga a arte da integração”!
Harih Om!


Sthirasukham asanam

46. A postura deve ser firme e relaxada.


Estas duas palavras, firme e relaxada, parecem um tanto contraditórias. Em geral, quando mantemos uma postura firme, há tensão por todo o corpo. E quando a postura é relaxada, tendemos a dormir, devido ao conforto que provoca. Patañjali menciona que a postura deve ser firme e relaxada ao mesmo tempo – não tão firme que cause tensão nem tão relaxada que induza ao sono. Muitas vezes acredita-se que asana ou postura é relevante apenas à maneira de sentar durante o período de meditação. Acredita-se também, que durante a meditação devemos sentar em padmasana ou lótus. Podemos ou não sentar nesta postura, o que importa é que deve haver firmeza e relaxamento ao mesmo tempo. Porém, asana não tem esta relevância restritiva como de hábito se supõe.

A postura firme e relaxada  _ sthira-sukha _ tencionava a dar uma certa dignidade e graça aos movimentos corporais. Firmeza denota força e dignidade em nosso porte e postura, enquanto relaxamento significa graça. A firmeza e o relaxamento deveriam estar juntos em todos os movimentos do corpo. Firme e contudo não tenso, relaxado e ainda assim não fraco e sonolento _ este é o segredo da postura correta indicada neste sutra. Esta idéia de Sthira- Sukham –asana é mais esclarecida por Patañjali no próximo sutra, onde diz:









Prayatna-saithilyananta-samapattibhyam

47. Deve ser conquistado por meio de um estado de passividade alerta.


Neste sutra há duas palavras que precisam ser especialmente destacas – prayatna-sáithilya e ananta- samapatti, significando um estado de não esforço e o mantido por ananta ou a grande serpente. Examinemos primeiro a implicação da mitologia hindu, há a ideia de que a terra é sustentada no espaço por ananta. Supõe-se que a terra repousa em sua cabeça. Mesmo que esteja tão delicadamente equilibrada na cabeça da serpente a terra não cai, mas continua seu movimento no espaço, sem qualquer acidente. Fica evidente que a serpente esta muito firme todo o tempo, mesmo que carregue um fardo pesado sem sua cabeça. Mas sua firmeza não tem tensão. No entanto Vishinu , decansando sobre a serpente, esta completamente relaxado. A serpente embora ativa, sustentando o grande peso do universo, tem um sentimento de completo repouso, como se não estivesse carregando nenhum peso. Isso mostra que está num estado de alerta em passividade. O simbolismo de ananta-´sayanam, deve ser obtida em nossa vida de modo que tudo que façamos haja uma passividade em alerta. Completamente alerta e supremamente relaxado, esse é o significado de sthira-sukhasana.

Com referência a outra palavra deste sutra, prayatna- ´saithilya, significa um estado onde não haja esforço ou mais literalmente relaxar todo esforço . portanto esta condição sthira sukam, não é produto do esforço. Não pode ser induzido pelo esforço. Não podemos relaxar através do esforço, o sono vem quando o esforço cessa. Esse estado sem esforço é simbolizado de forma suprema por ananta.


Namastê,
Shantih





quarta-feira, 12 de março de 2014


Aulão  sábado de Torções



Torções são posturas de purificação e de liberação de tensão. Elas liberam toxinas do baço, fígado e intestino.  Massageiam e tonificam os órgãos internos e seu funcionamento e ativado.  Através deste processo de limpeza  a circulação é estimulada e os tecidos são nutridos. Nosso corpo possui seus próprios mecanismos para liberar toxinas,  mas as vezes ele não consegue por si só  liberá-las completamente. Uma pratica com torções ajuda o corpo a se purificar e faz nos sentirmos mais leves, saudáveis e energizados.





Sábado,  15 de março de 2014
de 10h as 12h30!

Vagas limitadas, reserve a sua!

Alunos Studio e da Telex:  50,0
Não alunos : 70,00












sábado, 25 de janeiro de 2014





Isto foi 2012, kuruntas , prática de back bending, adoro muito!








" Conexão entre pensar e respirar, entre mente e prana. Durante a concentração da mente a respiração se torna mais lenta. Quanto mais pensamento forem contidos, tanto mais força a mente se concentra e consequentemente, adquire mais força e poder."


 Swami Sivananda

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014



Olá pessoal,

postei umas fotos novas na galeria de imagens, um pouco da minha prática no ano passado!
dá uma olhadinha lá!
Namastê!









" Os asanas (posturas) trabalham de forma a combinar a ação física e percepção interna, com equilíbrio, consistência e ações de resistência, e ir além explorando  o interior mais profundo do ser humano, mantendo assim o veículo intacto. É trabalho e relaxamento. Os asanas movem as articulações e vários músculos, fornecendo sangue suficiente e carregando e recarregando como bateria."


Astadala Yogamala
Yogacarya BKS Iyengar

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014






" Há um olhar que sabe discernir o certo do errado e o errado do certo.
Há um olhar que enxerga quando a obediência significa desrespeito e a desobediência representa respeito.
Há um olhar que reconhece os curtos caminhos longos e os longos caminhos curtos.
Há um olhar que desnuda, que não hesita em afirmar que existem fidelidades perversas e traições de grande lealdade.
Este olhar é o da alma"


"A alma imoral"
Nilton Bonder