sábado, 31 de dezembro de 2011





Hoje agradeço,  despedindo de 2011 com  gratidão no coração,  foi um grande ano, intenso em todos os sentidos, quando bom, muito bom e quando difícil muito difícil, um ano de muito aprendizado, de crescimento, de muitas bençãos e alegrias também, obrigada Senhor por todas as graças recebidas em 2011 e queria agradecer também a todos vocês que seguem o blog, carinho e gratidão, para vocês um lindo poema da Madre Teresa de Calcutá, para inspirar e  ajudar a nos lembrar das coisas importantes da vida, muita paz, paciência e luz,
Feliz 2012 !!!



" O dia mais belo? Hoje
  A coisa mais fácil? Equivocar-se
  O obstáculo maior? O medo
  O erro maior? Abandonar-se
  A raiz de todos os males? O egoísmo
  A distração mais bela? O trabalho
  A pior derrota? O desalento
  Os melhores professores? As crianças
  A primeria necessidade? Comunicar-se
  O que mais faz feliz? Ser útil aos demais
  O mistério maior? A morte
  O pior defeito? O mau humor
  A coisa mais perigosa? A mentira
  O sentimento pior? O rancor
  O presente mais belo? O perdão
  O mais imprescindível? O lar
  A estrada mais rápida? O caminho correto
  A sensação mais grata? A paz interior
  O resguardo mais eficaz? o sorriso
  O melhor remédio? O otimismo
  A maior satisfação? O dever cumprido
  A força mais potente do mundo? A fé
  As pessoas mais necessárias? Os pais
  A coisa mais bela de todas? O amor "



 



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Doce presença

Hoje tive a doce presença de uma criança aqui no estúdio, o Yuri, muito lindo e esperto, cheio de energia. Como ele está de férias na escola e com o braço quebrado , a mãe , Mônica  perguntou se ele poderia fazer umas aulas com ela, e eu claro adorei!!

Hoje foi a primeira aula com ele, não resisti e tirei algumas fotos, uma pena que tiveram coisas ótimas que não consegui fotografar, porque a permanência dele é muito  pequena, ele  logo ele sai pulando e correndo, rsrs...e subindo em cima da mãe, rsrs... fofo demais, aos poucos com a prática ele vai se concentrando e pegando intimidade com as posturas e os nomes, criança é uma delícia. Outro dia foi a Rafaela, com 9 anos que acompanhou a mãe,  fez toda a aula junto com os adultos , também esperta e concentrada, não perdeu nada, lindinha a filha da Vivian praticando, só não tirei fotos neste dia...pena.




Ora ele fazia ora ela brincava e tb  relaxava :-)





Ela em Trikonasana e ele começou em Trikonasana e logo foi para Prasarita Padottanasa e ficou !





Olha que coisa mais linda em Sirsasana, ficou  tranquilo, curtindo !!



Pessoal tem mais fotos na galeria, vai lá dá uma olhadinha!!
Alegria, luz e paz,
Amor!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011




Outro dia estava pensando que existe o dia dos professores mas não existe o dia dos estudantes, lembro que uma vez logo que comecei a praticar yoga, um professor agradeceu no final da aula à  todos os alunos pela confiança depositada nele e disse também que não existia professor sem aluno, aquilo me marcou e me emocionou, hoje sendo aluna e professora entendo mais ainda suas palavras. A gratidão, o carinho e o respeito que tenho pelos alunos é enorme,  pela oportunidade de compartilhar com eles este caminho do yoga, que é tão pleno em seus ensinamentos. Yoga é também a união da filosiofia teórica e a prática, tanto  física dos asanas,  quanto a pratica diária de conceitos como verdade e não violência  entre muitos outros que estudamos, sendo assim  uma grande ferramenta para  enfrentar  as turbulências da vida com maior calma e serenidade.

Para meus alunos, coloco um pouco das nossas aulas, como vocês já devem ter percebido , eu adoro contar  no blog as histórias através das fotos, então lá na galeria  tem mais fotos atualizadas das nossas últimas aulas, dos alunos que ainda não tirei , aguardem aos pouquinhos vamos contando nossa história aqui, afinal este blog está sendo construído em total parceria com vocês alunos, a Diana Gondim fez toda a identidade visul , criou o blog todo, eu só atualizo :) , a Juliana Franco fez fotos bem legais, já postei algumas e  aos poucos vou publicar mais  e em breve teremos também a parceria de mais um aluno,  novidades aguardem !!!
Aproveitando para lembrar também  que as fotos são ótimas para aprimorarmos nosso alinhamento nas posturas é muito bom quando vemos o que temos que melhorar, assim não nos acomodamos e estamos sempre caminhando, melhorando e aprendendo!!!
Abaixo cito alguns trechos do  último capítulo do livro A árvore do Yoga, onde o Iyengar fala da relação do professor e seus alunos, indico sempre este livro , pra quem gosta de ler é ótimo para intruzir um pouco mais a  fundo o universo do yoga!!



"O relacionamento entre professor e aluno é um vínculo muito rico e complexo."

" O que importa é se você é sincero, se é humilde, se tem compaixão. Vocês devem ser igualmente compassivos e impiedosos, esses dois atributos devem caminhar juntos, mas você deve saber quando ser compassivo e quando não, para poder ajudar os alunos com suas dificuldades."


"Os professores devem estar sempre aprendendo . Eles aprenderão com seus alunos e devem ter a humildade de lhes dizer que ainda estão apredendo sua arte ."






A Ju , na primeira foto assim que entrou em Pincha Mayurasana  e a segunda corrigindo pernas e quadris, trazendo equilíbrio e harmonia, destribuindo peso nos dois braços igualmente, ela é a fotógrafa que fez as minhas últimas fotos aqui no estúdio  :) !!







 As meninas em pavana muktasana na corda, Vivian, Cristina, Patrícia e Rosa !!



Queridos, tem mais fotos na galeria de fotos , confere lá.

Luz e Paz
Paz e Amor
Amor e Harmonia
Harmonia e Verdade
Verdade e luz
Luz e Paz...
Namastê!!!







quarta-feira, 14 de dezembro de 2011



Salve, a ele Bks Iyengar ,no seu dia, para nosso querido Guruji, muita saúde e luz sempre, coloco aqui toda a minha gratidão por seus ensinamentos, por ter criado um método de yoga tão genial que ajuda tantas pessoas pelo mundo todo, minhas reverências!!!



" Yoga estabiliza apropriadamente os links entre o corpo e os nervos, entre os nervos e a mente, entre a mente e a inteligência, entre a inteligência e a vontade, entre o ser e a consciência, entre a consciência e o inconsciente, entre o consciente e o ser, e finalmente entre o ser e a Alma Universal"

BKS Iyengar

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Há alguns dias atrás começou a circular na internet este vídeo com o professor Faeq Biria (um dos príncipais representates do método Iyengar yoga no mundo) cantando o mantra dedicado a Patanjali ( o pai do yoga) na abertura das aulas de iyengar, aqui ele ensina a entonação e a pronúnica correta em sanscrito, o vídeo foi feito na primeira vinda do professor Faeq no Brasil, achei interessante para dividir com vocês aqui, vamos repetir com ele?!
Namastê!!







Yogena cittasya padena vacam

Malam sarirasya ca vaidyakena

Yopa karot tam pravaram muninam

Patanjalim  pranjalir anato smi

Abahu-purusakaram

Sankha-cakrasi-dharinam

Sahasra-sirasam svetam

Pranamami Patanjalim

Hari OM





Vamos nos curvar diante do mais nobre dos sábios, Patanjali

Que nos mostrou a yoga para a serenidade e santidade da mente

A gramática para clareza e pureza da fala e a medicina para a saúde perfeita



Inclino-me frente ao sábio Patanjali,

Que tem a forma humana na parte superior do corpo,

Que segura uma espada, uma concha e um disco,

E que está coroado por uma serpente de mil cabeças.




domingo, 4 de dezembro de 2011





" Como os rios que correm para o oceano encontram seu lugar final e seus nomes e formas desaparecem, assim também o sábio se torna livre do nome e da forma, e entra na radiância do Espírito Supremo que é maior do que toda grandeza. "



Namastê!!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Maçã

Olá queridos,

Falando um pouco mais sobre as frutas,  assunto que iniciei lá em setembro,  gostaria hoje de falar da maçã, e só da maçã! Porque ela é conhecida como a “rainha das frutas”, ela é uma fruta considerada alcalina e neutra ao mesmo tempo,  uma fruta sem acidez e pode ser combinada com qualquer alimento. Pode-se combina lá com outras frutas tanto  ácidas quanto  alcalinas, com alimentos  salgados, com carboidratos e os alimentos proteicos, em todas as combinações  sua digestão será dada facilmente, sem problemas.

 Ela merece lugar de destaque pelo poder que exerce na saúde, mas isso acontece somente quando ela entra definitivamente no nosso cardápio diário. Quero dizer que os benefícios que ela proporciona  não se dão  comendo a fruta esporadicamente .

ATENÇÃO:  É necessário comer pelo menos uma maçã por dia, duas seria o ideal para evitar diversos  males, duas maçãs diárias  durante longo período, meses, anos , a vida toda!  Lembrando que ela não deve ser  substituida  por nenhuma fruta que você já tenha o hábito de comer e sim ser acrescentada no seu cardápio do dia. Ela deve ser complemento e não substituta.




A maçã é rica em vitaminas e sais  minerais , dai vem sua força.  Ela possui vitamina  A, B1, B2, B5, e muita vitamina C. Como fonte de sais minerais,  contém principalmente  ferro, potássio e fósforo, além de outros como magnésio e cálcio.
A maçã é depurativa do sangue e pelas suas qualidades adstringentes ela é popularmente conhecida como vassourinha do corpo, porque limpa as toxinas , ela regula todo o sistema digestivo, equilibrada os problemas de estômago e intestinos,  rica em fibras  ajuda também a baixar o nível de colesterol em até 10%.
Pelo seu poder adstringente ela é ótima para o sistema imunológico, circulatório, para o coração e para o sistema digestivo  ,  “ A maçã purifica o organismo, desinfeta sem prejudicar, é normalizador por excelência”.
Ela é indicada também para problemas respiratórios como  bronquite , asma e alergia, neste caso deve-se comer duas maçãs em jejum durante pelo menos um meses, e repetir a receita de tempos em tempos.
Ela é boa para os ossos e músculos, se um dia você se sentir cansado e sem energia, experimente comer duas maçãs e vá fazer suas coisa, verá como se recuperará prontamente... é um excelente fortalecedor para o cérebro.

Os ingleses diziam “ One  apple a day  keeps  the doctor away”  ( uma maçã por dia mantenha o médico longe ).
Pode se comer crua, cozida, assada, como  geléia , sucos, compotas e doces , enfim , diversas formas , todas deliciosas.
Agora, lembrem-se de só comer a casca se for maçã orgânica  e muito bem lavada , se for com agrotóxico  indico tirar a casa, às vezes algumas pessoas me dizem que tem preguiça de comer fruta porque tem que descascar, entendo rsrs..., também já fui assim , mas depois que tomei gosto e me adaptei a comer furtas, vi que ridículo era, é uma questão de se acostumar mesmo, a gente precisa se obrigar às vezes, se auto empurrar, entende?  Porque levo dois minutos para descascar uma maçã , uma fruta com um aroma e perfume tão agradável  cheia de bons nutrientes, uma benção divina de saborear, porque vou preferir comer biscoito? É hábito amigos, é preciso  treino , mas vale muito o esforço.
Estimulo experimentar,  começando com a fruta que mais gosta, aos poucos comece  a comer todos os dias pela menos dois tipos de fruta, vá aumentando gradualmente, experimentando outros sabores,  você vai adorar , vai ver como vai se sentir bem!!  Às vezes temos que nos acostumarmos com as coisas boas, que fazem bem de fato, falo isso pra mim mesmo também, tá gente?! Também estou na luta do aprendizado e da transformação, buscando melhorar, acertando e errando, tentando, aprendendo e desaprendendo, seguindo!!!!

Namastê !
Muita Luz!!














domingo, 6 de novembro de 2011

 



    Aulão Iyengar Yoga, sábado 19/11
De 10h às 12h


Investimento:
Alunos do Estúdio : R$ 55,00
Alunos não matriculados: R$ 65,00
Faça sua reserva, vagas limitadas !!
Harih Om!!
Paz!
 






"Os asanas penetram profundamente em cada camada do corpo e, por fim, na própria consciência. “ BKS Iyengar



Uma Boa semana à todos,
Namastê!

sábado, 5 de novembro de 2011




Novo Horário no Estúdio



Atendendo a pedidos à partir desta quarta feira, 09/11/2011 nova turma,
Segundas e Quartas de 17h30 às 18h45



" A percepção na ação devolve-nos a energia e rejuvenesce o corpo e a mente. A percepção nos permite vencer o cansaço e a exaustão nas posturas e na vida"
BKS Iyengar



Hari om !



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Svadhyaya ou auto-estudo

Olá queridos,  coloquei algumas fotos novas da minha prática na galeria de imagens, ( depois da uma olhadinha lá ), logo que vi essas fotos não gostei muito, coloquei vários defeitos, fiz muitas críticas e julgamentos sobre minha prática e minhas dificuldades, essas coisas. Mas, mesmo assim quero dividir com vocês esta experiência, porque no final das contas refleti, e percebi que tenho em mãos um  ótimo material  para estudar com calma e cuidado os pontos que preciso melhorar na prática, e não é pouca coisa, muito trabalho pela frente , muito bom !!!


Me lembrei então de um dos um dos princípios do Yoga que é svadhyaya ou auto –estudo, quer dizer o estudo das escrituras  ou o estudo de si mesmo, portanto significa também  conhecimento e sabedoria. Aquilo que pode ser coletado de fora é conhecimento, mas a sabedoria surge do estudo de nós mesmos, é o conhecimento do conhecedor. A disciplina do yoga pede que direcionemos nosso estudo para dentro, para observação de nós mesmos.




“ Quando por meio da prática, a harmonia e a integração começam a atingir as camadas internas do nosso ser , imediatamente começamos a sentir harmonia e integração com o mundo em que vivemos.
Um dos grandes dons do yoga, mesmo para os iniciantes, é a felicidade que ela  traz, um estado de contentamento autoconfiante. A felicidade é boa em si e constitui a base do progresso. Uma mente inquieta não consegue meditar. Uma mente serena e feliz  nos permite empreender nossa busca e viver com arte e talento.  Vida, liberdade e busca da felicidade – não é disso que fala a Declaração de Independência dos Estados Unidos? Se um Yogue a tivesse escrito, ele teria dito  vida, felicidade e busca da liberdade.  A  felicidade às vezes produz estagnação, mas, se a liberdade é resultado da felicidade disciplinada, abre-se a possiblidade da verdadeira libertação”.

Namastê,
Paz,paz, a paz perfeita!!!

Fonte de Inspiração:
Luz na vida BKS Iyengar
Yoga, arte da integração, R Mehta

sábado, 1 de outubro de 2011





" Lá está o futuro, Não sabemos o que nos espera,
que surpresas estão por vir.
Não adianta pensar nem se preocupar...
Você não pode resolver o que não aconteceu.
Por isso viva o aqui e o agora, faça as coisas acontecerem já.
O futuro se faz hoje...
O passado já se foi!
Não se prenda as coisas que já não existem e que não mais voltarão.
O passado é bom como referência.
Assim , cada dia será uma aventura, um desafio, uma experiência que sempre valerá a pena viver."

domingo, 25 de setembro de 2011



"Quem é você em realidade? O corpo físico? A mente? O intelecto? O ego? A alma? A quem pode chamar de eu? Qual é a única realidade em você? Qual é a tua essência? Se o "Eu" e o ego individual são coisas diferentes, então quem e você? Com quem deve se identificar?

És a Alma perfeita, imortal, onipresente, oniscieste, infinita e pura. És consciência, sabedoria e sorte absoluta. Não se esqueça disso, Você é Brahman."

Shri Adi Shánkaracharya


Hari Om, boa semana!!!

domingo, 18 de setembro de 2011



" Você conquistou minha mente,
Você se move tão rápido quanto o vento
Você conquistou os sentidos
Você transborda com sabedoria e misericórdia
Filho do vento você é o mensageiro de Ram neste mundo
Leão entre os macacos ! Dá-me refúgio!
 Salve o único em forma de raio, ( Hanuman ), Salve !

domingo, 11 de setembro de 2011





Alimentação saudável



De todos os alimentos, a fruta é o mais delicioso ao sabor, o mais agradável ao olfato. Seu aroma é atraente e seu suco apetitoso e refrescante, aliados ao açúcar, às vitaminas, aos sais minerais a aos ácidos, nela contidos em abundância, tem um  lugar de destaque  na alimentação.
Nós brasileiros, somos um povo rico de frutas variadíssimas,  somos privilegiados neste sentido  , porque produzimos as melhores frutas do mundo, nossas frutas são saborosas, saudáveis e nutritivas e de grande importância no equilíbrio alimentar do organismo humano.

Dentre a grande variedade de frutas nacionais, laranja, uva, abacaxi, banana, abacate, manga , goiaba, etc....todas riquíssimas em vitaminas e nutrientes,  pretendo falar das mais acessíveis e importante também, de suas propriedades medicinais e dos  benefícios em  nossa saúde.


Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes, etc. Umas excitam as funções gástricas, outras acalmam , outras ainda ativam as funções intestinais, etc.
Esta semana veremos o Abacaxi e a Banana duas frutas deliciosas e abudantes em todo o  Brasil !!


Abacaxi

É uma fruta muita agradável, de aroma delicioso, tem várias aplicações na medicina caseira.
Ele é indicado como diurético, combate a prisão de ventre, é um ótimo desobstruente do  fígado, favorece a digestão, combate inflamações do tubo digestivo. Muito útil em caso de cálculos renais e vesicais. Um excelente protetor do coração,deve ser consumido maduro.
Combate a melancolia, a tristeza, a perda de memória, é depurativo da sangue.


Banana

É uma fruta para todas as idades, para todas as mesas.Tem o título de " Rainha das frutas", é a fruta das frutas. A banana madura suaviza as mucosas irritadas em casos de colite, contra enfermidades renais, obesidade e enfermidades do estômago. A banana é um remédio para problemas do intestino. É um ótimo alimento em caso de anemia., asma , úlcera, pneumonia, insônia, dor de cabeça pesistente, para diminuir o nível de colesterol, contra fadigas e exaustão. Afirma-se que é um santo remédio para males no geral.
Já é tempo de compreendermos os benefícios que podemos obter dessa fruta se dela fizessermos uso abundante.


Aguardem, daqui a alguns dias continuaremos o tema  das frutas e seus valores nutritivos, a importância de inseri-las no nosso cardápio do cotidiano.
Namastê!!!
Boa semana!!



Fonte:   As frutas da medicinas doméstica,  A. Balbach
               Guia da alimentação saudável,   Michael Van Straten



sábado, 10 de setembro de 2011

A vida - uma atuação recíproca de pensamentos





Há alguns dias ando pensando sobre a estabilidade da mente, a quietude, a concentração e em como é bom quando conseguimos conquistar este estado mental, a sensação de paz que nos proporciona.

Estas qualidades são bem  difícies de lembrar nas situações de estresse, em situações adversas e  justamente ai que são tão necessárias. Como manter  a lucidez , ter discernimeto e  fazer melhores escolhas nestas horas em que as coisas ficam nubladas e incertas.

E curiosamente, talvez mesmo pelo fato da sincronicidade das coisas, do universo, ser um fato real, este tema veio a mim por vários caminhos durante esta semana. Duas amigas postaram textos em seus blogs a este respeito e minha professsora também trabalhou nas posturas de yoga o aquietamento , a imobilidade do corpo para alcançar a imobilidade da mente, afinal o segundo sutra de Patanjali é " Yogah cittavrti nirodhah" Yoga é a cesassão da  flutuação do princípio pensante ". 
Escolhi uma pequena parte do livro que estou relendo neste momento: " O poder do pensamento pelo Yoga" Swami Sivananda , para estudar este tema com vocês, livro que gosto muito e sempre recomendo!!!

" O pensamento que você tem manifestar-se á na sua vida. Se for corajoso, alegre, compassivo, tolerante e bondoso essas qualidades ficarão evidentes em sua vida física. A única impureza da mente é o pensamento vil e o desejo.

Tome conta de seus bons pensamentos como um vigia alerta guarda o tesouro. Se não existir o pensamento do "eu", não existirá outro pensamento.

A vida é uma atuação recíproca de pensamentos. A dualidade cessa quando a mente para de funcionar. O pensar está ligado ao fator tempo. É necessário parar de pensar. Só então atingirá o infinito. Fique quieto.

Deixe que todas as ondas de pensamento sumam. Nessa quietude quando a mente se dissolve, brilha o Atma luminoso, a consciência pura. Vigie a mente. Vigie os pensamentos. Procure serenidade.Torne seu coração moradia digna do Senhor.
Namaskar!!!





domingo, 14 de agosto de 2011






Tolerância e acomodação




Este capítulo do livro O Valor dos Valores, do Swami Dayananda Saraswati é um dos meus preferidos , talvez por ser sobre uma atitude tão importante para os relacionamentos saudáveis e felizes, a aceitação do outro. Para refletir!!!






Nunca encontrarei numa pessoa todas as qualidades de que gosto ou todas de que não gosto. Todas as pessoas são uma mistura de coisas que acho interessantes  e outras que considero desinteressantes. Igualmente, eu terei o mesmo impacto nos outros. Ninguém vai me achar agradável por completo. Quando reconheço esses fatos, vejo que todos os relacionamentos requerem acomodação de minha parte. Nunca encontrarei um relacionamento que não requeira acomodação.
Em especial, os relacionamentos que envolvem características que me desagradam muito em alguém requerem acomodação de minha parte. Se eu for capaz de modificar a pessoa , ou se puder colocar uma distância entre mim e ela, sem faltar ao meu dever, tudo estará bem. Mas se não puder fazer isso, devo apenas me acomodar alegremente, devo tomar a pessoa como ela é. Não posso esperar que o mundo e as pessoas mudem. Algumas vezes alguém pode mudar um pouco por mim ou pode tentar , mas não posso contar com isso. Em geral quando quero uma mudança nos outros , eles também querem uma mudança em mim. Teremos então um impasse.

Diminua as expectativas

Devo acomodar as pessoas como faço com os objetos inertes, devo toma-los como são. Eu não gosto de ser queimado pelo sol, mas não peço à ele que pare de brilhar. Aprecio a benção de um sol quente brilhando, não peço as abelhas que não tenham ferrão, tampouco odeio as abelhas, aprecio a função da abelha e aproveito o mel. Porém é muito mais difícil ter para com as pessoas a atitude que tenho com insetos e objetos inertes, porque não espero mudança deles, para se tornarem mais agradáveis à mim.  Aceito-os exatamente como são, se da mesma forma  quando conseguimos aceitar as pessoas e acomoda-las,  nossa  mente entra num estado de paz, sem inquietações de expeculações de como o outro deveria agir, mudar e melhorar, e simplesmente aceitamos, sem julgamentos. O que mais se pode fazer? De qualquer maneira o mundo é amplo , a variedade torna-o interessante. Há espaço suficiente !!






sábado, 6 de agosto de 2011

OM


O OM é o mantra mais importante de todos. Se diz que ele contém o conhecimento dos Vedas ( Livros Sagrados Hindús ) , e se considera  o corpo sonoro do Absoluto,     Shabda     Brahman   ( criador do universo ). O  Om é o som do universo, do infinito e a semente que fecunda os outros mantras.

“ O Om é o mundo inteiro. O passado, o presente, o futuro , tudo é o    mantra Om.”                                                Mandúkya Upanishad

As escrituras contam que o mantra Om , amplificado na caixa de ressonância do vazio primordial, se propagou até criar o espaço e as galáxias. Foi o som que se deu no momento do big bang, da criação do universo.
O som é formado pelo ditongo das vogais a e u, e a nasalização, representada pela letra m. Por isso é que às vezes, aparece grafado AUM . Estas três letras correspondem, segundo a Maitri Upanishad, aos três estados de consciência : vigília, sono e sonho.” Esse Atman  ( Espírito ) é o mantra do eterno Om, os seus três sons, a, u ,m  são os três primeiros estados de consciência, e estes três estados são esses três sons”.
É a jóia principal entre os outros mantras. Escutar o mantra Om é escutar o próprio  universo, o próprio  Brahma ( Criador ), o Ser. Pronunciar o Om é como transportar-se á residência do Brahman. A contemplação do mantra Om é como atingir a forma de Brahman.
“ Na Índia , o mantra Om está em todas as partes, Hindus de todas as etnias , castas e idades conhecem perfeitamente o seu significado. Ele ecoa  em todas as cidades,  em todos os templos e comunidades.

O mantra se faz numa exalação profunda, e sempre em ritmo regular. Após a exalação vem uma inspiração nasal prolongada.  A nota musical em que se emite o som não interessa em absoluto. É aquela que resultar mais natural para você. Quando houver mais pessoas junto, todos devem tentar afinar-se.

O Om começa com a boca aberta, emitindo um som mais parecido com um a, mantendo a língua colada no fundo da boca e a garganta relaxada. O som nasce no centro do crânio, se projeta para frente e vibra na garganta e no peito. Após alguns segundos de vocalização, a língua deve recolher-se para trás. Assim, aquele som similar ao a, se transforma numa espécie de o aberto, que vai fechando progressivamente.
No final sem fechar a boca, a língua bloqueia a passagem de ar pela garganta e o som se transforma em um M, que em verdade não é exatamente um M, mas uma nasalização.
 Para  treinar , coloque  uma mão no peito e a outra na testa para perceber como a vibração vai subindo conforme o mantra evolui.
Porém se você prestar atenção  à vibração que acontece durante a vocalização, perceberá que ao emitir a letra o inicial ( que começa como um a , não esqueça), a nasalização do M  já está contida nela. Ou seja, é um som que se faz com o nariz, e não com a letra m. Ao perseverar na vocalização, você sentirá nitidamente que a vibração se origina no centro da cabeça e vai expandindo até abranger o tórax  e o resto do corpo. Resumindo, o Om começa com a boca aberta e termina com ela entreaberta.
O Om é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo o mais poderoso de todos eles. Ele é o gérmen, a raiz de todos os sons da natureza.
Essa  técnica é uma das mais antigas e eficazes que existem no yoga. Estimula o ájña chakra, na região do intercílio, sede de manas, o pensamento, e buddhi, a intuição ou consciência superior. Existem sete formas diferentes de vocalizar o Om. Esta é apenas a sua utilização como dhárani, suporte para concentração.






domingo, 24 de julho de 2011




" Às vezes o repouso é a mais elevada prática espiritual"






"Muito do que é bom não custa nada.
O sol, a lua, as manhãs,
o mar, as árvores, as flores,
o canto dos pássaros, a água do regato. Nas pequenas coisas da vida
é que estão os maiores prazeres.
Nós somos o que há de mais importante, seres da vida e da natureza.
Nada se iguala a sentar-se sob uma árvore e olhar o tempo, percebendo a natureza que se organiza harmoniozamente. Somos, a um só tempo, temporários e atemporais;
história e fato. "

Uma boa semana à todos! Muita paz!!
Namastê!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dicas e sugestões para a prática de ásanas - por BKS Iyengar

  • As qualidades do verdadeiro aspirante são: disciplina, fé, tenacidade e perseverança para praticar o yoga regularmente, sem interrupções.
  • Antes de começar a praticar os asanas, a bexiga deve ser esvaziada, assim como os intestinos.
  •  Os asanas ficam mais fáceis depois de um banho. Após sua prática é desejável tomar outro  banho, refresca o corpo e a mente.
  • Os asanas devem ser praticados de estômago vazio, se isso for difícil, pode-se tomar antes uma xícara de chá ou café, chocolate ou leite. Sua prática sem desconforto, pode ser iniciado uma hora após refeição leve.
  • A prática matutina nos permite trabalhar melhor ao longo do dia. À noite, remove a fadiga do dia, deixando-nos calmos.
  • Não pratique asanas depois de ter estado sob sol forte por muito tempo.
  • Deve-se praticar num local limpo e arejado.
  • No  começo fique de olhos abertos. Então saberá o que está fazendo e onde errou. Se fechar os olhos, não poderá observar os movimentos do corpo ou a direção em que está fazendo a postura. Só poderá ficar de olhos fechados quando fizer uma postura perfeitamente, pois só então saberá os movimentos do corpo e sentir as tensões certas.
  • Durante todos os asanas, a respiração deve ser feita apenas pelas narinas, e não pela boca. Não segure a respiração.
  • Depois de completar a pratica de asanas, deite-se em savasana por pelo menos 5 e até 15 minutos, para se refazer da fadiga.

Boa prática!!!

 “O asana não é uma postura que a pessoa assume mecanicamente. Envolve o pensamento e, no final, alcança-se um equilíbrio entre movimento e resistência.”
BKS Iyengar

O que é Yoga e seus objetivos

A palavra Yoga significa união, como muitos já sabem, o que pode ser considerado, a união de mente, corpo e espírito, ou a união do ser individual com o ser Universal “ É a verdadeira união de nossa vontade com a vontade de Deus”. Significa também a disciplina do intelecto, da mente das emoções e da vontade, é o que o yoga pressupõe.

O objetivo fundamental do yoga é restaurar a simplicidade e paz da mente, libertando-a de confusões e aflições. A calma interna advém da prática dos asanas ( posturas ) e  do pranayama ( exercícios de respiração: prana= respiração; ayama= controle ou extensão ).

O yoga rejuvenesce o corpo, ao revigora-lo, liberta a mente de sentimentos negativos e inúteis. Preenche o ser interior com esperança e otimismo.
Essas qualidades  são adquiridas através do estudo contínuo,  desenvolvendo a consciência do  corpo, percebendo que cada pratica é uma oportunidade para o  auto estudo, para o auto conhecimento, grandes descobertas de si mesmo, alcançando  maior harmonia entre o corpo e mente. Com o tempo o praticante se torna mais consciente se sua própria mente, de  seus pensamentos, os desequilíbrios do corpo podem ser superados com a ajuda do yoga obtendo também  maior discernimento e consequentemente fazendo melhores escolhas, ou seja a vida vai gradualmente melhorando.

Os asanas do yoga influenciam o equilíbrio químico do cérebro, eles tem a capacidade de acalmar os nervos o que por sua vez, melhora o estado mental da pessoa. Os transtornos físicos criam distúrbios emocionais também, o Yoga trabalha em ambas as direções.
Por isso é comum  as  pessoas que começam a praticar yoga  ficarem fascinadas e assim buscam cada vez  mais o conhecimento e a vivência do Yoga. Não é mágica , mas  aqueles que fazem sua pratica constante por muitos anos podem perceber mudanças significativas em sua própria atitude em suas escolhas, sempre para melhor no sentido de alcançar paz interna, de buscar dentro e não fora. Para ser um Ser humano plenamente feliz e integrado, que segura as rédeas de sua vida com as próprias mãos e é responsável por suas escolhas e consequências, objetivando a emancipação e a auto realização, alcançando a liberdade.

O Yoga ilumina a vida , e praticando com sinceridade, seriedade e honestidade, sua luz irradia-se e brilha sobre todos os aspectos da vida. 

Olá a todos!

Olá a todos, bem vindos.  Resolvi abrir este espaço para dividir com vocês  um pouquinho da minha história no caminho do Yoga.

Meu caminho no Yoga  começou em janeiro de 2001, quando trabalhava como assistente de câmera  e andava um pouco insatisfeita com meu trabalho. Vivia cheia de dores pelo corpo ( ombros e joelhos ),  fruto do meu ofício como assistente de câmera. Resolvi então experimentar o yoga para ver se encontrava alivio para as dores e também para melhorar minha postura, pensando em ganhar força , realmente física  para o meu trabalho.

O trabalho exigia que eu carregasse uma quantidade significativa de peso , busquei   então  a pratica de Hatha Yoga.  A minha  primeira impressão foi ótima, de cara me identifiquei com o yoga.  Comecei a frequentar as aulas assíduamente e  me sentia muito bem  nas  aulas , era o meu momento favorito do dia, aos poucos fui sentindo os efeitos da prática no meu cotidiano,  me sentindo melhor no dia a dia e então comecei a me dedicar mais ao estudo do yoga.
Me interessei  em conhecer outros métodos além do Hatha yoga, comecei a frequentar as aulas de Asthanga e Iyengar Yoga, e durante algum tempo ( 2 anos ) , nos dias em que eu não tinha filmagem, praticava Asthanga de manhã e Iyengar de tarde,  percebi que não tinha mais interesse pelo cinema, luz,  equipamentos  e etc como eu tinha pelo Yoga.

O  que eu estava descobrindo naquele momento, a respeito de mim mesmo , a ciência  do yoga , a  mente e seus mecanismos,  o estudo dos sentidos,  os níveis de consciência que podemos experimentar, as mudanças que advém de tudo isso e como o yoga reflete em tudo que fazemos no vida, foi maravilhoso, um novo mundo se abrindo pra mim.

 Tudo o que  experimentei  através do Yoga até naquele momento, me fez repensar minha escolha profissional e consequentemente  o que eu queria da vida !!!  Percebi que  estava na profissão errada, ao invés de estudar e ler sobre  fotografia de cinema eu só queria saber de filosofia, posturas, e comecei a fazer vários workshops de yoga e a me interessar pela  meditação também.

 Busquei  informações de filosofia . Li os Yoga Sutras, onde encontrei respostas para vários questionamentos que eu andava fazendo há tempos, os mecanismos da mente e do cérebro, como eles se dividem em memória, imaginação, intelecto, consciente, inconsciente , etc... Todas as vozes internas, as confusões mentais que elas geram, as dúvidas,  começei a entender de onde vem cada voz, a tomar consciência do que era capricho da mente e do ego e minhas reais necessidades.

Obtendo assim um  maior discernimento mental e clareza para fazer melhores  escolhas. Um longo e maravilhoso processo de descobertas e aprendizados, logo depois li a Bhagavad-Gita , Os Upanishads, enfim , toda aquela leitura obrigatória para todos os professores, coisa que eu não era ainda na época, pra mim  foi  um imenso prazer.

Então em 10 dezembro de 2003, fui iniciada no Mantra Yoga Meditação, e tenho como Mestre Espiritual o Swami Guru  Devananda  Saraswati Ji Marahaji.  

Em maio de 2004, fiz meu primeiro curso de preparação para professores , foi um curso de um mês em Florianópolis, bem básico, de Hatha yoga, mas o suficiente pra eu me sentir encorajada e decidir   parar enfim com o trabalho no cinema e me dedicar profissionalmente ao Yoga.  A esta altura já tinha escolhido como pratica apenas Iyengar Yoga. Foi no sistema de Iyengar  yoga que verdadeiramente me encontrei, me identifiquei  e ao qual me dedico atualmente!!!

Em Janeiro de 2005, realizei meu último trabalho como assistente de câmera e comecei minha primeira turma de Iyengar yoga numa academia em Botafogo no Rio de Janeiro, a partir dai os alunos foram aparecendo e as coisas acontecendo.

Desde então tenho estudado com vários professores do método Iyengar. Estudo com Deborah Weinberg e com Katia Dacosta, as duas primeiras professoras certificadas do método aqui no Brasil. Faço todos os workshops  possíveis com professores seniores do método, como  Gabriella Giubilaro, Manouso Manos, Inga Gretov, Laurent Dazou, Maria Jesus D’lorrio  Corine Biria e Faeq Biria.

Em novembro de 2009 tirei o certificado concedido pelo instituo  RIMMYI ,  nível Introdutório II, sob orientação do professor Faeq Biria.

Depois de dar aulas em espaços importantes no Rio de Janeiro , abri meu próprio estúdio no bairro do Humaitá. O estúdio é equipado com todo o material necessário  nas aulas de Iyengar yoga.  As turmas são pequenas , o que possibilita um atendimento personalizado e especial,  atendo também em aulas particulares!!

Namastê !!!